Três-lagoenses já infectados ou com sintomas da Covid-19 devem esperar um mês antes de vacinar, campanha de imunização segue neste domingo(11)

A recomendação de médicos infectologista são de quem contraiu a covid-19, deve esperar ao menos um mês antes de tomar o imunizante contra a doença. Esse intervalo é contado a partir de 14 dias depois do diagnóstico positivo, quando foi convencionado que a pessoa se livra do vírus.

Segundo o infectologista Hemerson Luz diz: Que ainda não há publicações e estudos demonstrando efeitos, mas que médicos têm adotado esse tempo mínimo para evitar potenciais efeitos adversos, se a pessoa tiver com a doença aguda, com febre e com sintomas da covid-19, ela não deve se vacinar. 

“Se tiver com sintomas devo esperar encerrar o meu quadro, e eu tiver com sintomas, procure um médico para verificar o diagnóstico. Se tiver infectado, tem que aguardar até resolver o quadro e aí depois de 30 dias”, explica o infectologista em entrevista a Agência Brasil.

Vacinação em Três Lagoas

Neste domingo (11), a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) dando continuidade na Campanha de Vacinação Contra o Novo Coronavírus do Governo Federal está atenta a campanha após receber o 12º lote com 2.200 doses. Porém, diferente das outras remessas, esse lote priorizou a Dose 2 que representa 1.500 unidades do total.

Serão vacinados idosos de 60 anos ou mais com as seguintes morbidades graves: portadores de doenças imunossuprimidas, oncológicos com doença ativa em tratamento, transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea e obesidade mórbida (IMC maior que 40).

Somente aqueles que apresentarem laudos que comprovem a comorbidade contemplada é que serão vacinados. No caso de pessoas com obesidade mórbida que não tenham um laudo, serão avaliadas por uma equipe médica da SMS.

Outro novo grupo a ser imunizado nessa nova remessa são os pacientes atendidos pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A ação deve ocorrer no meio da semana, dia 15 de abril, pois a SMS, em contato com a direção da instituição, foi informada que essa seria a data ideal para a ação devido ao maior fluxo de pacientes no local.

A campanha também, seguirá vacinando pessoas com mais de 66 anos de idade com agendamento prévio nas Unidades de Saúde de referência de cada bairro ou por meio de solicitação de vacinação em domicílio caso a pessoa seja acamada e não possa se deslocar até o posto de saúde.

Além disso, segue imunizando profissionais da saúde da rede privada com mais de 38 anos de idade com a 1ª dose de acordo com agendamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

E, assim como antes, dá continuidade na aplicação da 2ª dose em todos os públicos que já receberam a 1ª há mais de 20 dias. O grupo que segue sendo contemplado são os servidores das forças de segurança e salvamento. Esses, serão imunizados neste sábado (10) na sede do 5º Grupamento de Corpo de Bombeiros Militar, por meio de agendamento prévio feito pela SMS.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios